A nossa história

O Ninho dos Pequenitos é uma obra criada nos anos 30 do século passado pelo Prof. Bissaya Barreto, tendo como objectivo a protecção da criança.

As primeiras instalações estavam localizadas onde actualmente se encontra o edifício da Associação Académica de Coimbra e nessa altura foi criado para internamento de crianças em risco de contágio, por tuberculose da mãe.

Em 1963, foi integrado na Obra de Assistência Materno Infantil Bissaya Barreto, actualmente Maternidade Bissaya Barreto.

Em 1988, foi incluído num projecto que se traduziu na criação da Unidade de Intervenção Precoce na Relação Mãe/Filho do Centro Hospitalar de Coimbra (Maternidade Bissaya Barreto) através da Portaria nº 532/91 publicada no DR I Série B a 20/06/91.

Em 1990 foram equacionados contactos vários com o Centro Regional de Segurança Social de Coimbra e com a Fundação Bissaya Barreto que conduziram à celebração de um acordo de cooperação com esta Instituição, o qual veio a ser denunciado pela Fundação Bissaya Barreto a 15/04/04.

Em Outubro de 2004 é celebrado um protocolo entre o Centro Distrital de Segurança Social de Coimbra e a SORRISO – Associação dos Amigos do Ninho dos Pequenitos, tendo sido atribuída a esta associação a tutela do Ninho dos Pequenitos.

Em 2006 a SORRISO foi constituída como Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública (Diário da República, n.º 218, II Série de 13 de Novembro de 2006).

Actualmente a SORRISO tem celebrado acordo atípico com o Centro Distrital de Segurança Social de Coimbra, bem como um Protocolo com o Centro Hospitalar de Coimbra, E.P.E.